domingo

http://www.salvador-bahia.tur.br/fotos-salvador-bahia/lagoa-do-abaete-salvador-bahia-2.jpg

Lagoa do Abaeté

O bairro de Itapoã já foi local de veraneio para muitos dos moradores de Salvador e hoje é um dos bairros mais conhecidos e populosos da cidade. Toquinho, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi trataram levar ao mundo as belezas de Itapoã em forma de poesia e música. Mas além das praias, são as águas escuras do Abaeté as atrações mais procuradas do local.
A Lagoa do Abaeté é fruto do represamento de rios e águas da chuva, o que favorece a composição de um dos mais bonitos cartões postais da cidade. Além da lagoa, a paisagem conta com dunas e vegetação nativa, o que embeleza ainda mais o local. A presença de diversas espécies raras da flora baiana e a necessidade da preservação transformou o local em APA – Área de Proteção Ambiental – no ano de 1987.
Entretanto o Abaeté adquire caráter de Parque Ambiental no ano de 1993. E atualmente conta com infra-estrutura de lazer, que reúne lanchonetes, lojas de artesanato, restaurantes e quiosques com comida típica. Além disso, no local foi construída a Casa da Música da Bahia – com importante acervo sobre a música baiana, vídeos, fotos e com a ilustre presença da “fobica”, o carro que deu origem ao trio elétrico criado por Dodô e Osmar.
A Lagoa do Abaeté também está repleta de histórias. A Casa das Lavadeiras é uma delas. Como forma de sustentar suas famílias, diversas mulheres lavavam roupa às margens da lagoa. Uma tradição que se seguiu por anos e que deu origem a diversas manifestações da cultura afro-brasileira. Os cantos, as festas e o trabalho árduo feito por essas dignas mulheres foi homenageado com a Casa da Lavadeira. E que também foi uma forma de evitar que a lagoa fosse poluída com os resquícios da atividade.
Malê Debalê – Popularmente conhecido como bloco de carnaval, o grupo Malê Debalê tem suas origens no Abaeté. Criado a cerca de 23 anos, o grupo tem como objetivo principal o resgate das tradições do candomblé e o ensino da historia dos negros a toda população do local.
O nome do grupo é em lembrança da Revolta dos Malês no século XIX – que lutava pela liberdade do negros